Doce de Leite

Como Fazer Doce de Leite em casa

454
Doce de Leite

Doce de Leite

Quando eu comecei a adentrar no mundo da confeitaria, eu tinha inúmeras dúvidas que não consegui sanar de jeito nenhum, eu lembro que minhas principais referencias eram uns cadernos velhos de receitas e os programas da Ana Maria e Cia Ltda. Nos livros de receitas antigos que eu sempre alugava na biblioteca pública da minha cidade sempre haviam receitas que levavam uma lata de LEITE CONDENSADO COZIDO, e que diacho era isso? Eu ficava percorrendo as “vendas” da cidade e nunca achava nenhuma latinha com isso escrito: “LEITE CONDENSADO COZIDO”. kkk, mas os anos foram passando fui entendendo mais as coisas e to eu aqui ensinado as coisas que aprendi pra todo mundo. Eu sei que vai ter um montão de comentários assim: “NOSSA O DANIEL VAI ENSINAR ISSO… TODO MUNDO JÁ SABE FAZER…”, mas gente acredite, tem muita gente que não sabe fazer e tem muitas dúvidas e alguns MEDOS.

Primeiramente, coloque na panela de pressão a sua latinha de leite condensado, sem o rótulo e sem qualquer residuo de cola. Tem que ser a latinha. Eu já vi muita gente por ai ensinado a fazer com a caixinha, só que além do risco de explosão (PAPEL+ÁGUA=PAPEL DESMANCHANDO), estudiosos do assunto dizem que o material laminado da caixinha e o material usado no papel faz muito mal pra saúde… então USE A LATINHA QUE É MELHOR.

Depois de colocar a latinha na panela, cubra com água em abundância. Muita gente diz que a latinha deve estar em pé na panela, mas juro que já fiz com ela deitada e inclusive com mais de uma na panela e funcionou perfeitamente.

Leve ao fogo

Agora começa a contagem, para um doce de leite mais clarinho, após a panela começar a chiar, conte 30 Minutos.

Para um doce de leite com cor caramelo médio, conte 1 hora.

E para um caramelo escuro, conte 1 hora e 20 minutos.

Se passar muito disso, o doce de leite queima e não fica nada legal.

Agora uma informação importante, JAMAIS abra a latinha ainda quente, depois de atingir o tempo que você deseja, desligue o fogo, tire a pressão da panela, retire a latinha de dentro dela e deixe esfriar por completo. Se abri-la quente ela vai explodir e conheço pessoas que fizeram isso e se queimaram bastante. Então cuidado.

Depois de cozidas as latinhas podem ficar estocadas fora da geladeira e o prazo de validade é o mesmo. Se abrir conserve na geladeira por até 5 dias.

Agora se você ter um pouquinho mais de trabalho, da pra fazer o DOCE DE LEITE do modo tradicional, para isso, você vai precisar de:

1 litro de Leite
1 + 1/2  xícara de Açúcar
2 colheres de sopa de Glucose
1 pitada de sal
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

Junte todos os ingredientes, menos o bicarbonato, em uma panela grande e alta. Cozinhe em fogo médio/alto, mexendo para que o açúcar se dissolva, até que comece a formar uma espuma leve por cima do leite. Então abaixo o fogo para o mínimo e junte o bicarbonato. Mexa até que o leite pare de subir. Continue cozinhando em fogo bem baixo, mexendo de quando em quando para não grudar. Quando ele já estiver quase na consistência final cozinhe mexendo bastante para que ele reduza mais rapidamente e fique encorpado.Quando o leite tiver reduzido para quase 1/4, ou estiver na cor desejada e com consistência de doce de leite, retire da panela e reserve em um pote fechado até esfriar.

A glucose ajuda o doce não cristalizar enquanto cozinha e o bicarbonato de sódio previne que a proteína do leite coagule, o que no final resulta em um doce de leite com uma consistência mais cremosa

Esse dura até 1 mês na geladeira!

Doce de Leite

Doce de Leite

Doce de Leite

Doce de Leite

Doce de Leite

Doce de Leite

Se você gosta desse tipo de receita, FAÇA EM CASA, aproveita que já está por aqui e aprenda mais essas outras receitas que eu já ensinei, CREAM CHEESE, LEITE CONDENSADO e MANTEIGA DE AMENDOIM!

Viu como é fácil! Espero que tenham gostado, um super beijo e até mais!!!

· · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários