Leite Condensado

Leite Condensado – Faça em Casa

825
Leite Condensado

Leite Condensado

O Leite condensado está presente em praticamente 90% das sobremesas dos brasileiros. Ele surgiu como resultado de inúmeras experiências e pesquisas sobre esterelização de alimentos do Francês Nicolas Appertpor volta de 1820, mas se popularizou e ganhou uma patente mais de 20 anos depois ao chegar nos Estados Unidos pelas mãos de Gail Borden. E da lá pra cá, muitas  mentes trabalharam e aprimoraram o Leite condensado até chegar no que conhecemos hoje.

Por aqui, o leite condensado chegou pouco antes de 1914, produzido por algumas empresas brasileiras, segundo alguns registros do Ministério da Agricultura. Mas em 1921, que começou a ser produzido aquele que até hoje se tornaria referencia, o LEITE MOÇA da Nestle. Hoje o Brasil possui a maior fabrica de leite condensado do mundo, que é localizada em Montes Claros – MG e pertence a Nestle, mas diversas outras marcas tem ganhado mercado e agradando os Brasileiros que adoram um bom doce bem doce.

Apesar do nome, o leite condensado não passa por nenhum processo de condensação, e sim por evaporação.

Primeiro o leite é centrifugado para que todas as impurezas sejam removidas, em seguida é pasteurizado por alguns segundos. Então adiciona-se açúcar para ajudar na conservação e depois é levado para um evaporador a vácuo que a temperatura varia de 50°C a 70°C  para que 60% da água evapore. E por fim, depois de esfriar, recebe lactose em pó pra terminar o processo.

Meio complexo né, então vou ensinar você fazer em casa duas formas bem mais simples.

A primeira, é a que parece mais com leite condensado industrializado, inclusive, já testei fazer Brigadeiro e outros docinhos e deu super certo.

Você precisa de:

2 xícaras de Leite Integral
1 xícara de Açúcar
1 pitada de Bicarbonato de Sódio

Leve ao fogo médio em uma panela, o açúcar e o leite mexendo sempre até ferver. Assim que levantar fervura, continue mexendo por mais 20 minutos para reduzir um pouco a mistura. Depois adicione o bicarbonato de sódio e continue misturando por mais alguns minutinhos.

Transfira para a tigela da batedeira e bata até que fique bem frio.

O bicarbonato de sódio ajuda a dar a cor caracteristica do leite condensado e levar para a batedeira para esfriar, ajuda com que ele não forme nenhuma pelicula de gordura na superficie e também faz com ele fique mais incorpado e lisinho.

Depois de pronto é só usar. Na geladeira da pra conservar por até 3 dias, eu não deixei ais que isso, mesmo porque eu sempre faço e uso no mesmo dia.

A outra receita eu gosto de chama de leite condensado fake, eu nunca fiz docinho com ele, só pudim, e ficou bom, eu uso mais como acompanhamento, tipo uma calda, ou pra comer com frutas.

O que você precisa é:

1 xícara chá de leite em pó integral
1 xícara chá de açúcar cristal
1/2 xícara chá de água fervente

Coloque tudo no liquidificador e bata até atingir a consistencia de leite condensado. Depois que ele esfria ele fica um pouco mais consistente, então não se assuste se ele parecer “ralo”. Conserve também na geladeira por no máximo 3 dias.

Leite Condensado

Leite Condensado

Então é isso gente, espero que tenham gostado, aprendido um pouquinho mais. Quando fizer não esqueça de vir aqui e aqui em baixo nos comentários o que achou!

·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários