Pão de Ló

Pão de Ló

794
Pão de Ló

Pão de Ló (Imagem da Internet)

Se você nunca teve muito sucesso com pães de ló, esta receita é exatamente o que você precisa. Feito com a receita e a técnica corretas, o pão de ló torna-se uma base perfeita para bolos decorados, eu já disse outras vezes que não é a minha massa de bolo preferida, mas essa é um curinga da cozinha e todo confeiteiro que se preze sabe faze-lo bem. A receita original só leva 3 ingredientes, OVOS, AÇÚCAR e FARINHA DE TRIGO. Nessa versão adicionamos um pouquinho de amido de milho que eu acho que da um toque bem aveludado na massa e ajuda na elasticidade, assim, ajuda a melhorar a estrutura. Pode até ser coisa da minha cabeça, mas não custa né! Essa massa não vai fermento, o processo de fermentação é mecânico, e eu já expliquei um pouquinho sobre nesse artigo.

Para preparar um excelente pão de ló você precisa de:

4 Ovos Grandes
120g de Açúcar
120g de Farinha de Trigo
20g de Amido de Milho

A não ser que você tenha muito músculo e um bom batedor de arame, essa receita precisa ser feita na batedeira pra obter melhor resultado. Primeiro, bata os ovos com o açúcar até que fiquem bem esbranquiçados. Leve essa mistura para um banho maria, e continue mexendo com uma colher de pau até que fique com uma temperatura um pouco mais quente que o morno. Se tiver um termômetro em casa, algo em torno de 54 a 55°C. Retire a mistura do banho maria e volte para a batedeira e bata até que tudo fique completamente frio. Ao final desse processo, você vai perceber que a mistura ficou bem aerada e bem leve.
Peneire a farinha e o amido de milho direto na tigela da batedeira, e com uma espátula ou colher de pau, misture delicadamente em movimentos circulares, sempre do centro para a borda e cuidando para não remover o ar dos ovos.

Essa quantidade de massa rende aproximadamente 3 formas de 20cm, ou uma forma grande e alta. As formas já devem estar preparadas, untadas e enfarinhadas e com papel manteiga no fundo pra ajudar na hora de desenformar. Distribua a massa nas formas e leve para a assar a 180°C até que sua casa esteja toda cheirando a bolo e quando espetar um palitinho no centro ele saia completamente limpo.

Desenforme o bolo, e deixe esfriar, de preferência em uma grelha e somente depois de bem frio, decore e recheie.

Então é isso, agora não quero mais ver ninguém chamando bolo simples de pão de ló heim. Sem fermento, sem leite e perfeito! Espero que gostem e quando fizer vem aqui me contar o que acharam! Beijão e até a próxima receita!

· · · · · · · · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários