Buttermilk

O que é Buttermilk e como fazer em casa

426

Se houve falar muito de Buttermilk nesses programas de tv lá dos Estados Unidos, como o Cake Boss do Buddy Vallastro, por aqui não é muito comum encontrar pra comprar deixando algumas receitas quase impossíveis de fazer. Mas “seus problemas acabaram”, hoje aqui no Docee te falo tudinho sobre o Buttermilk e de quebra te ensino você fazer ai na sua casa!

Buttermilk

Buttermilk

Originalmente o buttermilk era apenas o resíduo que sobrava da fabricação da manteiga. Hoje em dia ele também pode ser feito em escala industrial adicionando bactérias específicas ao leite.

Ele é um resíduo ácido muito bom para pessoas com problemas digestivos, pois é mais facilmente consumido pelo organismo. E sim, ele é melhor que leite normal, porque tem menos gordura – afinal, a que tinha ali virou tudinho manteiga.

Apesar de suas propriedades, ele é azedo e talvez não muito agradável para tomar com aquele cafezinho, mas como lá nos Estados Unidos e em alguns países, ele é facilmente encontrado nos supermercados, em versões líquidas e em pó, ele é muito utilizado para fazer bolos, pãos, waffles entre outros.

Buttermilk em Pó

Buttermilk em Pó

Além de doces e bolos o buttermilk age como amaciante em carnes e aves, acrescenta cremosidade (sem aumentar as calorias) em sopas e molhos, mas deve ser utilizado com cuidado. Quando aquecido, por conta de seu baixo teor de gordura, ele pode talhar, e por essa razão sempre deve ser adicionado no final da preparação.

Mas não é difícil de você fazer a na sua casa, para isso, adicione para cada xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de vinagre branco ou suco de limão. Deixe essa mistura descansar por aproximadamente 15 minutos, nesse tempo a mistura vai coalhare pronto, já tem o seu Buttermilk.

Outra opção é misturar um iogurte natural sem açúcar com 1/4 de sua quantidade de leite. Mexa bem e utilize na receita.

Mas se você quiser ser mais “MASTERCHEF PROFISSIONAIS”, e fazer a versão mais fiel, é so bater nata até fazer manteiga. O soro que sobrar é o buttermilk.

Se der a louca ai na sua casa e você fizer um monte de Buttermilk, congele, isso mesmo o Buttermilk pode ser congelado, ele se conserva perfeitamente e não modifica suas propriedades quando descongelado. Já para conservar o produto fresco, sempre o mantenha em um recipiente fechado, de 2 a 3 dias. Para o produto congelado, até 3 meses. É comum que o buttermilk apresente duas fases separadas quando mantido na geladeira ou após descongelado, basta agita-lo antes do uso e então aproveitar todas as suas qualidades!

É muito fácil viu! Agora não tem desculpa, da pra aproveitar todas as receitas dos seus programas favoritos e me convidar pra comer! Espero que tenha gostado, um super beijo e até a próxima!

· · · · · · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários