Merengues

Merengues e seus tipos

984
Merengues

Merengue Italiano (Imagem da Internet)

Merengue é uma mistura de clara de ovo batida com açúcar muito usada na confeitaria em diversas receitas cru ou assado, como suspiros, coberturas e recheios.

Existem 3 tipos de merengue e cada um é mais adequado para um tipo de receita, são eles: Francês, Suíço e Italiano.

O Merengue Francês é o mais fácil, usado para confeitar e o melhor para fazer suspiros. Por ser cru, basicamente é só bater as claras até ficarem firmes e secas e com volume triplicado, vai colocando o açúcar aos poucos e bata até ficar bem liso e bastante brilhante. A proporção que uso como base é 2 claras para 115g de açúcar.

Já o merengue suíço diferente do do Francês, é feito em banho maria, com proporção de 125 g de açúcar para 2 claras, em uma vasilha em banho maria, bata as claras com o açúcar em uma temperatura de 75°C aproximadamente e continue batendo até perceber que o açúcar diluiu por completo. Retire do banho maria e em velocidade máxima continue batendo a mistura até que que triplique de volume e fique frio.

O merengue Italiano é obtido, diferente dos outros dois, através de uma calda. Para isso, numa panela, leve ao figo, 250 g de açúcar e 60 ml de água, até atingir aproximadamente 116°C, ponto de bala mole, se não tiver termômetro, pegue uma poção da calda e jogue num copo com aguá fria, se a bala cair para o fundo e manter a forma, mas ainda tiver macia, ta pronto. Deixe esfriar um pouquinho. Bata 5 claras até parecer espuma de barbear, e em ponto de fio, junte a calda vagarosamente, batendo sempre aumentando a velocidade ate ficar bem firme e brilhante. Esse merengue fica muito estável e pode ser usado como coberturas de bolos ou substituir o creme de leite em mousses.

Para os merengues italianos e suiços o ideal é você utilizar um termômetro, para conseguir precisão. O merengue pode ser colorido, usando corante em gel, só colocar nas bordas da tigela da batedeira e deixar misturar naturalmente.

Para dar sabor ao merengue, você pode usar raspas de cítricos ou essência. No Italiano, você também pode substituir a água da calda, por algum suco concentrado, o processo é o mesmo, só deixar em ponto de bala mole.

Agora que você já sabe fazer merengue, use e abuse dessa deliciosa invenção do século XVI, que ainda hoje ajuda dar vida a deliciosas tortas, soufflés, mousses, suspiros… aaaaaii.

Beijão pessoal até a próxima

· · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários