Muffins

Cupcakes e Muffins saiba a diferença

494
Muffins

Muffins (Imagem da Internet)

Para a grande maioria, os dois não passam de um bolinho assado em forminhas de papel e a única diferença entre eles é apenas o fato de um levar cobertura e o outro não. Se você também pensa assim, está enganado!

Os cupcakes e os muffins vem ganhando um espaço cada vez maior nas confeitarias do Brasil, eles são práticos pois pode se comer com as mãos, e também vem numa medida certa para aquele lanchinho rápido.

A diferença entre eles vai muito além da apresentação, o sabor a textura e a forma de preparo dá a cada um deles uma característica única. Em comum mesmo são só os ingredientes básicos na confecção de um bolo, farinha, ovos e leite.

O muffin é um tipo de quick bread, ou seja, sua massa é feita com uma técnica bastante simples e rápida, em que os ingredientes secos são misturados em uma tigela e os líquidos em outra, para logo em seguida todos serem misturados rapidamente (a massa não deve ser batida, apenas misturada ligeiramente com um garfo ou uma espátula, podendo até ficar encaroçada). A gordura usada no preparo é sempre em forma líquida, como óleo vegetal ou manteiga derretida, e os ovos são ligeiramente batidos, apenas para misturar. Essa técnica é a mesma usada para fazer panquecas e waffles, por exemplo. Caso você asse a massa de um muffin no formato de um bolo único (geralmente numa forma de bolo inglês), ele passa a ser chamado de Bread ou Loaf, que seria algo como um Pão-Bolo, pois a textura da massa é diferente da de um bolo propriamente dito.

Muffin

Muffin

Como é preparado para o café-da-manhã ou lanche da tarde, os muffins têm a característica de incorporar ingredientes saudáveis, como frutas, castanhas, grãos, sementes e especiarias, mas podem também receber gotas de chocolate, coberturas ou outros complementos mais festivos. O muffin é um bolo mais denso, não costuma esfarelar e tem uma aparência mais dura.

Já os cupcakes, é um tipo de bolo amanteigado preparado conforme as técnicas tradicionais de bolo, geralmente iniciando o preparo batendo a manteiga e o açúcar até que forme um creme branco. A gordura usada no preparo é a manteiga em temperatura ambiente e os ovos são batidos e incorporados a esse creme (algumas receitas de bolo podem usar claras em neve separadas, mas é menos comum essa maneira ser usada em cupcakes).

O cupcake nada mais é que um bolo assado em formas individuais. No entanto, bolos muito úmidos podem soltar fácil das forminhas de papel, então as pessoas acabam usando receitas de bolo um pouco mais sequinhas para seus cupcakes, o que não é um problema, já que eles recebem uma cobertura generosa para compensar. É comum também que eles tenham recheio e sejam decorados, afinal são consumidos em situações festivas. O cupcake é um bolo mais fofo, tende a esfarelar e tem uma aparência mais macia.

Cupcake

Cupcake

Resumindo, a principal diferença entre eles, portanto, é a massa, pois mesmo que você coloque uma cobertura sobre um muffin, ele não se tornará um cupcake, será um muffin com cobertura. E mesmo que você não aplique uma cobertura em seu cupcake, ele não será um muffin.

Agora que já aprendeu a diferença, que tal fazer um delicioso cupcake? Da uma olhadinha nessa receita deliciosa!

Espero ter ajudado! Um super beijo e até a próxima!!

 

· · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários