Fava de Baunilha

Baunilha – Fava, Essência, Extrato e Açúcar Baunilhado

1679
Fava de Baunilha

Fava de Baunilha

Tem um montão de receitas por ai que levam baunilha, seja ela em essência, extrato ou mesmo na sua forma mais natural que é em fava, mas você conhece e sabe a diferença delas?

A baunilha é uma das especiarias mais cara do mundo, só perde para o açafrão. De 80 a 85% de sua produção vai para cozinha, o restante para perfumarias. A Baunilha Absoluta, a forma mais concentrada de baunilha natural (que custa aproximadamente US $ 6.000 por quilo) é a nota base de longa duração de muitos perfumes famosos como Chanel No 5 por exemplo.

Ela é uma orquídea, mas das mais de 20.000 espécies conhecidas de orquídeas a baunilha é a único produto que pode ser consumido dessa família. Ao todo Há 150 variedades de orquídea baunilha, mas apenas dois deles, Bourbon e Tahitian, são usados comercialmente, aqui no Brasil está custando em média R$10,00 a unidade, e você pode encontra-las em lojas que vendem produtos para confeitaria ou nesses mercadões municipais.

A mais conhecida é a Bourbon, foi ela que os que os espanhóis encontraram no México. Hoje em dia ela é cultivada em sua maioria em Madagascar e na Ilha da Reunião (esses dois países juntos produzem  três quartos da baunilha consumidas do mundo!), com contribuições menores da Índia, Indonésia e China. O México é agora um pequeno produtor. A Tahitian baunilha é uma variedade de baunilha Bourbon. Ela tem uma fragrância floral e seu sabor carrega alcaçuz, ameixa e notas de cereja secas.

Fava de Baunilha

Fava de Baunilha (Imagem da Internet)

As favas depois de colhidas são curadas e vendidas para uso culinário.  É importante lembrar que o sabor baunilha reside em duas partes diferentes: na vagem e nas sementes. Para utiliza-la retire as sementes, abrindo a vagem com uma faca na direção do comprimento, raspando as sementes que estão dentro e usá-las diretamente em sua cozinha. A vagem, para soltar todo seu aroma e sabor, precisa ser molhada ou imersa em algum líquido, com isso podemos fazer o extrato de baunilha e se quiser um outro uso pra elas, você também pode fazer um açúcar baunilhado.

Fava de Baunilha (Imagem da Internet)

Fava de Baunilha (Imagem da Internet)

Todas as favas de baunilha que você utilizar em suas receitas, se elas forem imersas em algum líquido como leite por exemplo, lave-as e deixe secar antes. Coloque em um vidro completo com vodka e bem tampado, e guarde em um lugar fresco e seco e de preferencial longe do contato com a luz. A medida em que for usando novas favas,vá adicionando no vidro, e a medida que for utilizando o extrato nas receitas complete com mais vodka. Para o extrato ficar pronto, ele demora uns 4 a 6 meses, você saberá, quando a cor do líquido ficar bem escura. Existem opções industrializadas do extrato, mas né, fazer o nosso é bem melhor, ainda mais que dura anos!

Extrato de Baunilha

Extrato de Baunilha (Imagem da Internet)

Para fazer o açúcar baunilhado, eu uso a seguinte proporção, para cada 10g de fava seca de baunilha, uso 100g de açúcar. Ai é só processar tudo junto até virar um pó e utilizar como quiser, fica incrível para adoçar um café ou polvilhar por cima de um bolo. Tudo fica muito mais incrível!

Açúcar Baunilhado

Açúcar Baunilhado (Imagem da Internet)

E por fim, a essência é um produto totalmente artificial feito para imitar o sabor real da baunilha, eles tentam, mas é bem difícil de conseguir chegar num, se você nunca experimentou a baunilha de verdade, experimente e verá que é bem diferente de tudo que tem por ai, você encontra em qualquer supermercado por um preço bem baixo.

Espero que tenham gostado, aproveita também pra se inscrever no meu canal do Youtube pra poder receber sempre primeiro todos nossos vídeos e novidades! Pra se inscrever acesse: https://goo.gl/BqY80t é grátis!Aproveite e ajude a divulgar nosso canal e blog, compartilhando pra todo mundo. Qualquer dúvida use os comentários aqui em baixo.

Se quiser me siga nas redes sociais, curta nossas páginas e participe do meu grupo de confeitaria!

Facebook – https://www.facebook.com/danielcorrea87
Instagram – http://instagram.com/odindaniel

Fã Page – https://www.facebook.com/doceeoficial
Grupo de Confeiteiros – https://www.facebook.com/groups/daniecorreaconfeitaria

Um super beijo e até mais!

· · · · · · · · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários