Porcentagens do Chocolate

Porcentagem dos Chocolates

46

Sabe quando você entra numa loja de chocolates e lá tem 50 tipos de chocolates e aparentemente só os que diferem é uma porcentagem estampada na embalagem? Você sabe o que significa essas porcentagens?

Bendito Cacao - Cacau Show

Bendito Cacao – Cacau Show

A fruta CACAU não lembra em nada o que conhecemos como CHOCOLATE. Nele encontramos uma polpa branca e suculenta que escondem sementes que quando limpas, fermentadas e secas são magicamente transformadas em uma pasta que é a matéria prima para os mais diversos tipos de chocolate.

Cacau

Cacau

Quanto mais é adicionado essa pasta de cacau, mais puro é considerado o chocolate. Por exemplo, um chocolate 75%, contem 75% de massa de cacau (que inclui sólidos e manteiga de cacau), o restante varia entre açúcar, baunilha, leite e etc.

Os 75% referentes aos sólidos e a manteiga de cacau podem variar de acordo com a marca do chocolate, e é uma questão bastante técnica e não necessariamente essa divisão precisa ser igual para ambas, por exemplo uma determinada marca pode ter 45% de manteiga de cacau e 30% de sólidos de cacau, outra apresentar um produto com 30% de manteiga e 45% de sólidos de cacau, e ambas estamparem 75% em sua embalagem, ou seja, a qualidade do chocolate não deve ser medida apenas pelo percentual de cacau, há muitos outros pontos que devem ser levados em conta, como origem e método de produção. Evitar também chocolates com adição de muitos outros ingredientes é uma boa dica, quanto mais enxuta for sua fórmula, melhor é o produto que você está consumindo.

é importante frisar que o uso de chocolate com um determinado percentual de sólidos de cacau afeta totalmente o resultado de uma preparação: quanto maior a porcentagem de sólidos mais proeminente será o sabor do cacau e assim maior deve ser o respeito à intromissão de sabores para que uma receita não entre em desarmonia. Além disso as notas de sabor, como no caso de um chocolate de origem ou a acidez presente, são fatores que também devem ser levados em conta para criar combinações sutis garantindo que o chocolate continue protagonizando e dominando o sabor central de uma preparação.

Também quanto maior a porcentagem de sólidos maior será o poder de firmeza proporcionado, por exemplo a uma ganache, ou qualquer outro tipo de doce que envolva esse chocolate. Por isso, qualquer modificação no equilíbrio do chocolate, por menor que seja, pode trazer resultados variados, seja para melhor ou pior.

Independentemente do que você decida preparar, nunca abra mão de utilizar os ingredientes adequados, indicados e de qualidade; são eles e toda a preocupação em utilizar o melhor é que vão dar resultados satisfatórios às suas receitas.

Não esqueça de que se você tiver mais alguma dúvida, você pode ficar a vontade para usar a caixa de comentários aqui em baixo! Um super beijo e a gente vai se vendo por ai!

· · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários