Flores Comestíveis

Flores comestíveis

599
Flores Comestíveis

Flores Comestíveis – Imagem da Internet

E a primavera chegou, quando eu morava no sul era a minha estação preferida, a cidade onde eu morava era carinhosamente chamada de “CIDADE DAS FLORES”, e durante a primavera todos os canteiros da cidade ficavam cheio delas, deixando a cidade ainda mais bonita. Não preciso dizer que a primavera é a estação das flores né, com isso, muito tem se pedido, principalmente por noivas, a utilização de flores não só na decoração, mas também como ingrediente nas sobremesas e bolos que serão servidos nas festas. Mas você sabe que flores são comestíveis? Descubra quais flores são seguras para o consumo humano e conheça algumas idéias para o seu uso.

As Rosas são clássicas no quesito culinária, a tempos são utilizadas em chás e infusões, frescas, conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos. Em sobremesas, o que cada vez mais tem se utilizado, é a água de rosas, que você encontra facilmente em lojas de produtos orientais e árabes. Você pode utiliza-la em biscoitos, arroz doce, com morangos e com laranja, tudo fica muito mais incrível!

Sobremesa com Pétalas de Rosas

Sobremesa com Pétalas de Rosas (Imagem da Internet)

Se o perfume da Lavanda já é gostoso, agora imagina o sabor! A variedade mais utilizada é a lavanda inglesa, considerada mais doce que as outras, e a flor desta planta, quando seca, e semelhante ao alecrim, é utilizada como especiaria e fica muito bem em cremes, saladas, biscoitos, bolos e pães, tornando-os muito aromáticos. É comum o seu uso na cozinha europeia e no Norte de África, onde o mel de lavanda é produzido. No entanto a flor de lavanda deve ser utilizada com moderação, ou a comida ficará com um gosto amargo e cheiro muito intenso.

Bolo de Lavanda e Limão Siciliano

Bolo de Lavanda e Limão Siciliano (Imagem da Internet)

A calêndula, na idade média era cultivada em hortas, e depois era desidratada, para ser utilizada como corante em sopas, bolos, queijos amarelos  e etc. Frescas, ficam ótimas em saladas e também com arroz!

Barrinhas de Cereal com Calêndula

Barrinhas de Cereal com Calêndula (Imagem da Internet)

O amor-perfeito, frequentemente utilizado para decoração de pratos, também é comestível, suas pétalas são é muito utilizadas em saladas, sobremesas, sobretudo tortas, e para aromatizar vinagre. A textura é aveludada e o sabor refrescante e levemente adocicado.

Salmão com Amor Perfeito

Salmão com Amor Perfeito (Imagem da Internet)

A capuchinha, é muito decorativa, tem gosto levemente picante e é rica em vitamina C. Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.

Salada Tropical com Capuchinha

Salada Tropical com Capuchinha (Imagem da Internet)

O hibisco, além da sua beleza ele tem se instalado muito pelas cozinhas no dia de hoje. É considerado uma planta medicinal, tem propriedades calmantes, diuréticas, antiespasmódicas, é usada como laxante suave, auxilia no combate aos radicais livres, age como antioxidante e ajuda a emagrecer. Além de preparada sob forma de chá, esta flor ser utilizada para fazer xaropes e bebidas alcoólicas. Nas saladas, devido ao seu sabor cítrico, frutado e ligeiramente ácido deve ser utilizada com moderação.

Muffins de Hibisco

Muffins de Hibisco (Imagem da Internet)

Além dessas, existem muitas outras flores comestíveis, apreciadas pelas suas cores e sabores característicos. É o caso do Cravo, que apresenta um sabor próximo ao da cebola, da Camomila que é utilizada principalmente em chás, a Verbena-limão é apreciada como aromatizante de aves, sobremesas, e em licores, a Begônia apresenta um sabor ácido como o limão, o Funcho é conhecido pelo seu sabor adocicado, já o sabor do Gerânio depende da sua cor, a Flor de Borago é utilizada há vários séculos pelos seus efeitos benéficos no corpo e mente, e a lista de flores comestíveis com propriedades medicinais e positivas para o organismo estende-se por muitas outros exemplos.

O importante antes de sair comendo as flores dos canteiros da cidade (Não faça isso), é conhece-las muito, saber de suas propriedades, procedência, sabor, textura e o que acontece quando elas são cozidas, desidratadas e etc. Converse com um florista, pesquise em livros de botânica e aqui mesmo na internet, e vamos trazer as flores pra dentro de nossa cozinha,não só pra decorar mas para descobrir novos incríveis e surpreendentes sabores.

Espero que tenham gostado, um super beijo e nos vemos por ai!

 

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários