Fazendo ovo de páscoa com formas especiais

Fazendo ovo de páscoa com formas especiais

829
Fazendo ovo de páscoa com formas especiais

Fazendo ovo de páscoa com formas especiais

Depois que eu postei as receitas de ovos de páscoa, recebi muitos e-mails e infinitas mensagens no facebook, perguntando sobre as formas que eu usava para moldar as casquinhas. Eu até cheguei a falar um pouquinho sobre elas junto com as receitas, mas não foi nada específico e as pessoas ficaram com muitas dúvidas. Antes de tudo, quero deixar claro que não sou patrocinado pelas marcas de forminhas, e as informações que estou passando são de acordo com as minhas experiências. Mas se você é dono ou responsável por essas empresas e deseja que eu faça um review mais específico de seus produtos, entre em contato comigo! ;D

Mesmo antes de trabalhar com confeitaria eu sempre fazia ovos de páscoa e bombons pra presentear ou mesmo pra consumo em casa. E o que mais me assustava, depois da têmpera, era a moldagem. Gente não tinha nada mais chato que fazer um montão de ovos de páscoa, pelo método antigo de fazer várias camadas de chocolate, uma de cada vez até que a casquinha, do ovo de páscoa ou do bombom, ficasse numa espessura legal. Isso demora muito, e hoje com a demanda de produtos que eu faço, esse tempo perdido significa muito dinheiro perdido, ou seja, sem chance.

Ei então que inventaram a tal forminha MILAGROSA em 3 partes e como num passe de mágica tudo ficou mais fácil e mais rápido. No inicio o preço me assustou um pouco, enquanto as forminhas tradicionais, custam algo em torno de R$0,90, essas de 3 partes custam R$6,00 aproximadamente. Na embalagem tudo parecia perfeito, e gente é sim.

Essa forma, contem 3 partes como eu disse antes, a primeira é onde colocamos o chocolate ou a cobertura, a segunda parte é feita de silicone, que é responsável pra ajudar no desmolde e não deixar a ultima parte grudar na primeira. A ultima parte é um pouco menor, justamente para servir como molde, para que quando você desmoldar a casquinha ela já saia no tamanho e gramatura certa, sem precisar fazer mais de um processo.

A primeira parte, onde vai o chocolate, existe uma linha desenhada na forma, que identifica exatamente a quantidade de chocolate você deve colocar na forminha, para que não transborde, ou falte chocolate.

Marcação da Forminha

Marcação da Forminha

Ou seja, o trabalho fica rápido, limpo e preciso. Todas as casquinhas vão ter o tamanho e peso iguais, você não vai precisar ficar tirando rebarbas e eliminando defeitos.

O trabalho é simples, na primeira parte você adiciona o chocolate ou a cobertura até a marca indicada. Em seguida você coloca a segunda parte e por ultimo a terceira parte, fazendo uma leve pressão para que o encaixe das 3 partes seja perfeito. Depois disso, vire a forma fazendo com que a parte oca fique para baixo e leve para a geladeira até que tudo fique opaco. E então é só desenformar e usar.

Passo a Passo Ovo

Passo a Passo Ovo

Casquinha Pronta

Casquinha Pronta

Para fazer ovos recheados, quando a casquinha tiver pronta, retire a terceira e a segunda parte, e coloque o recheio. A forminha já tem um pequeno degrau que acredito que seja proposital, o recheio não deve ultrapassar esse degrau e ele tem a altura certinha para você preencher com o chocolate e ficar tudo certinho e nivelado.

Então é isso pessoal, espero ter tirado as dúvidas de todo mundo e se tiverem mais alguma, use os comentários aqui em baixo! Beijão e até mais.

· · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários