Dicas para um Naked Cake perfeito

Dicas para um Naked Cake perfeito

710
Dicas Naked Cake

Dicas Naked Cake

O Naked Cake ou Bolo Pelado, virou tendência nas mais variadas celebrações e recebe esse nome porque não leva cobertura nas laterais, de forma que suas camadas ficam totalmente expostas ou seja “peladinho”. Mas não vá pensando que ele tem vergonha de sua condição. Essa é uma receita “exibida” por natureza, gosta mesmo de aparecer! E pra ajudar você a aproveitar toda essa obsenidade deliciosa dos bolos pelados eu separei aqui umas dicas valiosas pra vocês fazerem um Naked Cake perfeito!

1 – A massa faz toda a diferença

Bolos fofinhos são os mais desejados né, mas fuja deles se a ideia é fazer um naked cake. Como não há a proteção da cobertura, pouco custa pro bolo despencar se a massa não for bem estruturada, se a idéia é fazer um bolo com andares melhor não arriscar! Eu prefiro massas amanteigadas com a do bolo inglês ou mesmo o bom e velho pão-de-ló, que são fáceis de fazer e todo mundo gosta!

2 – Nada de farelos

Você já tentou cortar um bolo quente ou morno sem fazer sujeira? Não né… então pra uma montagem perfeita sem um montão de farelos e pedaços de bolo escapando e estragando todo o seu trabalho, corte seu bolo apenas quando ele tiver completamente frio.

3 – Humm molhadinho…

Bolo molhadinho é tudo de bom né… não pro naked cake, apesar das caldas pra umedecer os bolos deixarem os bolos maravilhosos, os deixam um pouco moles demais fazendo com que uma camada não consiga sustentar o peso das demais, e você já sabe o que acontece né… Na dúvida coloque “muito” pouco.

4 – Sem frescura

Fuja dos recheios frescos e muito perecíveis. Os Bolos pelados normalmente vão ficar por horas expostos e frutas frescas por exemplo, soltam bastante água, Use e abuse das frutas, porém, apenas para decorar o bolo. Outra dica é não utilizar recheios a base de manteiga, chantilli ou merengue dependendo da temperatura eles derretem facilmente.

5 – Olha o nível

O que é bonito é pra se mostrar né… corretíssimo, porém falando de bolo pelado, além de bonito, tudo a ser mostrado precisa ser nivelado e correto propositalmente. Use uma linha, uma faca ou qualquer coisa que separe as camadas perfeitamente. Uma outra dica é, para deixar as camadas de tamanhos e altura iguais, é utilizar uma boa e velha regua!

6 – Nada de uns queimadinhos

As bordas vão ficar aparentes né… então, cuide com o tempo de forno e unte bem suas as formas. Não é nada legal um naked cake ressecado e queimado. Se não tiver jeito e der uma queimadinha que dê pra esconder, use uma faquinha de serrinha e de levinho vai tentando ajeitar tudo, mas cuida do exagero tá!

7 – Invista em medidores

Mantenha as proporções e deixe tudo mais simétrico possível. Valendo também para o recheio, seja ele qual for, o essencial  é que ele seja igual em todas as camadas. Utilize uma medida padrão, seja uma colher, uma xícara ou qualquer coisa que facilite saber a quantidade que vai em cada parte do bolo. Outro ótimo investimento e por mim considerado um amigo do peito é o saco de confeitar, se não puder ter um profissional que dure “quase” pra sempre, sempre tenha uma “centena” desses descartáveis.

8 – Evite desmoronamentos

Já falamos sobre simetria, densidade das massas e tantas outras coisas que ajudam o seu bolo a não despencar, mas nada disso adianta se seu bolo de andares não tiver suportes, e o que vai acontecer é o inevitável, tudo vai cair ou deslizar. Você vai precisar de pratos para as bases, que podem ser de papelão ou isopor, e suportes centrais para suportar o peso das camadas e segurar o bolo no centro, normalmente são feitos de pvc.

Evite utilizar palitinhos de churrasco ou varetas de plástico, nada disso funciona tão bem como os suportes.

Para cada camada utilize um prato que seja exatamente do tamanho da camada – nem maior nem menor. No andar mais baixo não será necessário, mas para todos os outros faça um furo central nele, por onde passará o suporte e tudo fique bem firme e sem perigo de avalanche!

@arcafotografia #nakedcake #casamentos #wedding

Uma publicação compartilhada por Veronica Fellippe Bolos (@veronicafellippe) em

9 – Use e abuse da geladeira

Após rechear seu bolo, deixe-o na geladeira por pelo menos 1 hora, para o recheio incorpar e a estrutura não ceder. Eu gosto de montar os bolos em formas e aros, isso faz com que fique tudo bem certinho.

10 -Respire fundo e vai

Se o bolo tem apenas um andar é bem mais fácil e você pode transporta-lo em uma caixa ou em embalagens próprias para bolo. Agora dois ou mais andares tudo fica bem mais difícil, se for possível deixe para empilha-lo no local, assim você evita maiores problemas. Agora se não tiver jeito, respira fundo e pede ajuda a Santo Expedito, tente imaginar um bolo de 4 andares no banco de trás do carro…

11 – Decorando

Combine de frutas e flores de todos os tipos, mas lembre-se de sempre optar por flores comestíveis. Se você quiser mante-las por mais tempo bonitas não enfie o caule diretamente na massa, use tubos específicos para tal (parecem tubos de ensaio) ou canudinhos, você os encontra facilmente em lojas de produtos para confeitaria. Quanto as frutas, usem frutas que não soltem tanta água, e em caso de morangos por exemplo, use as frutas inteiras, assim elas ficarão com aparencia de frescas por mais tempo. E lembre-se “MENOS É MAIS”!

Agora você também pode arrasar com essa tendência que nunca sai de moda, mãos a obra! Um super beijo e até a próxima!!!

· · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários