Como banhar trufas e bombons

Como banhar trufas e bombons

372

Banhar trufas em chocolate pode até parecer uma tarefa simples, mas as chances de dar tudo errado são muitas. Separei aqui algumas dicas básicas que vão garantir uma trufa bem redondinha e brilhante.

Trufas sempre redondinhas
A maior de todas as dificuldades na hora de banhar as trufas, é garantir que a medida que vão sendo banhadas, elas não acabem se deformando. Isso geralmente acontece, por elas estarem muito moles e quando encontram o chocolate ainda morno, derretem junto com ele. Muita gente coloca-as no freezer antes de banhar, aparentemente pode até parecer uma solução óbvia, mas, é certeza de que a casquinha de chocolate quebre ou fique com manchas brancas. O ideal é deixar as trufas descansando, normalmente eu as deixo de um dia pro outro, algo em torno de 12 horas, fazendo isso, vai se criar uma camada envolta da trufa, como se fosse uma pele, além delas secarem um pouco, mantendo então seu formato quando forem banhadas. Se o dia estiver muito quente, ai não tem jeito, coloque na geladeira, mas apenas até elas firmarem, não deixe esfriar muito.

Escolha o tipo certo de chocolate
Já falamos aqui no Docee, a diferença entre Chocolate e Cobertura sabor chocolate, pois bem, existem algumas coisas que vocês precisam saber, o chocolate “de verdade” para ficar sólido ele precisa de um processo que chamamos de temperagem, ou choque térmico, quando esse processo é bem feito, as suas trufas não derretem facilmente e ficam brilhantes. Já a cobertura sabor chocolate, não necessita desse processo, porém, seu sabor não é tão bom, algumas marcas até tem tipos um pouco melhores, mas outras tem uns bem ruins, que deixam aquele resíduo característico na boca. Na dúvida, pergunte ao vendedor, mas a melhor coisa é usar o chocolate “de verdade”.

Chocolate

Chocolate

Organização é tudo
Tudo na cozinha por menor que seja a preparação e mais rápida, é necessário fazer o que chamamos de Mise En Place, que nada mais é que a preparação da estação de trabalho. Deixe tudo separado antes de começar a produção. Separe os utensílios que irá utilizar, derreta o chocolate e faça a temperagem, e já prepare a bancada onde as suas trufas irão secar. Com tudo organizado, você ganha tempo, evita desperdícios e o trabalho flui.

Hora do Banho
Agora é a hora, tudo preparado, com ajuda do garfo para banhar, levante a trufa e a mergulhe totalmente dentro do chocolate derretido, levante-a, e dê leves batidinhas na lateral da tigela para que o excesso de chocolate caia. Coloque o garfo com a trufa sobre a superfície desejada, até que a trufa encoste levemente. Remova o garfo aos poucos, deixando que a trufa escorregue aos poucos. Se for adicionar algum tipo de decoração que precise colar, essa é a hora, faça enquanto o chocolate ainda esteja molhado. Deixe a trufa descansando até secar completamente. Se a temperatura estiver alta, deixe as na geladeira até secar.

DICA: Esse método só funciona se você ir treinando, no inicio vai parecer impossível e vai dar tudo errado, conforme vai pegando prática as coisas melhoram. Eu não gosto muito de fazer trufas lisinhas, então, uma boa dica, é fazer o banho usando as mãos com luvas de silicone, faz sujeira, mas dá certo, e elas ficam lindas e crespinhas!

Trufas e Bombons

Trufas e Bombons

Hora de finalizar
Depois que as trufas secarem, é natural que acumule bastante chocolate nas laterais da trufa, para remover tudo e deixar tudo bem lindo, use uma faquinha, e também é importante usar luvas na hora de toca-las, marcas de digitais ninguém merece.

Agora quero ver todo mundo arrasar nas trufas, quando você fizer, não esqueça de vir aqui nos comentários e me dizer o que achou, e também não esqueça de me marcar nas fotos nas redes sociais, vou adorar ver! Ah e antes que eu esqueça, você sabe a fiferença entre Trufas e Bombons? Responde ai nos comentários! Um super beijo e até mais!

· · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários