erros que podem ser evitados na hora de fazer bolos

8 erros que podem ser evitados na hora de fazer bolos

118
erros que podem ser evitados na hora de fazer bolos

erros que podem ser evitados na hora de fazer bolos

É muito chato você estar super empolgado na hora de fazer aquele bolo incrível do vídeo da rede social e ele não dar certo…ver seu bolo dar errado é algo que só quem nunca fez um bolo não conhece.

Os Bolos são estruturas delicadas feitas de farinha que precisam suportar o máximo de açúcar e gordura possível, além do ar. E acredite tudo pode dar errado, a quantidade de ingredientes usados, como são misturados, temperatura e o tempo de forno, tamanho da forma em que e até como é resfriado e desenformado fazem muita diferença no resultado. Por isso é que até as melhores confeiteiras tem seus pulos do gato.

Para alguns “velhos de casa”, essas 8 dicas que dou agora, podem parecer ridículas, mas acreditem, essas questões que eu recebo quase todos os dias em minhas redes sociais, e faz muita gente chorar na frente do forno, então vale a pena conferir!

1 – NUNCA, coloque mais fermento do que se pede na receita. Parece obvio, mas temos aquele velho costume do “chorinho” ou “um pouco pro santo”. Não faça isso, já falamos isso aqui algumas vezes e vou repetir, não se faz confeitaria com pesos e medidas do olho, 1 grama pode resultar em uma receita totalmente diferente do esperado.

2 – Bater muito a massa ao contrario do que se diz por ai, não deixa o bolo mais fofinho, isso ativa o glúten da farinha e faz o bolo crescer muito no forno. Mas, depois, ele acaba murchando e ficando pesado e massarocado, na linguagem popular, “EMBATUMADO”. Então, bata o suficiante apenas para misturar os ingredientes e use seus músculos quando for fazer pão!

3 – PRÉ AQUECER, é deixar o forno por pelo menos 10 minutos ligado antes de colocar o bolo nele. USE A TEMPERATURA CORRETA, colocar o forno muito alto achando que seu bolo vai assar mais rápido é um desperdício de tempo e de ingredientes, fornos muito altos fazem com que o bolo desnivelado ou asse apenas nas laterais e o centro afunda quando retiramos do forno.

4 – Em muitos lugares do Brasil, é comum, a gente encontrar, FARINHA DE TRIGO COM FERMENTO, evite usa-la, apesar de parecer prática, é praticamente impossível de saber a quantidade de fermento por porção de farinha, podendo ocasionar um resultado bem diferente do esperado.

5 – Quem nunca, encontrou entre os ovos bons, um ovo estragado? Pois é, já pensou perder toda receita só por ter quebrado um ovo estragado por cima dos outros ingredientes. Então sempre faça o seguinte, evite riscos e utilize um recipiente a parte para quebrar o ovo.

6 – Nunca COLOQUE AÇÚCAR A MAIS na receita, pois o excesso deste ingrediente resulta em um bolo pesado e pode dificultar seu crescimento. Além disso, sabe aquela crosta grudenta que as vezes fica no bolo? Pois bem, se o seu fica assim, verifique a quantidade do açúcar da sua receita. Ah uma dica, é comum as pessoas errarem no açúcar em receitas de bolo que vai chocolate, isso acontece pois as pessoas não levam em conta a quantidade de açúcar no chocolate.

7 – Não abra o forno na HORA ERRADA, o bolo cresce pelas bordas e depois o centro, então quando você abre o forno antes do bolo assar completamente, e vai acabar afundando o centro e ficando cru.

8 – Desenformar o bolo na hora errada também pode dar muito errado. Mas tudo pode depender do tipo de massa, se for uma massa muito fofa, tipo pão-de-ló se desenformar muito quente a massa pode não ter estrutura para aguentar e desmoronar. Mas se for um bolo com uma textura mais densa e sobretudo se estiver cozido no ponto não lhe vai acontecer nada se desenformarmos logo. Outra coisa importante, é não deixar o bolo esfriando próximo ao forno ou no fogão, o calor, vai ressecar seu bolo e deixa-lo mais quebradiço.

Bolo quebrado (Imagem da Internet)

Bolo quebrado (Imagem da Internet)

Agora não tem erro, chega de massa queimada, crua ou sem gosto. Se identificou ai em algum desses problemas? Diz ai nos comentários!
Um super beijo e até a próxima!

· · · · · · · ·

Talentoso, criativo e corajoso, tem sua história cheia de conquistas, decepções, sonhos, determinação, acertos e erros. Tudo resumido pela palavra paixão. Daniel tem paixão pelo açúcar, doces, chocolate, por arte, desenhos, computadores e gadgets. E é com esta paixão cria, inova, ousa, inventa receitas com as mais belas e variadas formas e sabores, materializando o prazer de fazer o que ama, o que nasceu para, o que faz com maestria.


Postagens Relacionadas e Comentários